Nome:
Local: Campinas, São Paulo, Brazil

sábado, julho 30, 2005

As três excelências

As Três Excelências são Charms possuídos por quase todas as habilidades, que podem ser aprendidas por qualquer Exaltado e seguem as regras normais para aquele tipo de personagem. Elas garantem que sempre haverá um uso interessante mesmo para aquelas habilidades modernas que ainda não possuem suas próprias árvores de Charms.

Nos casos em que uma habilidade já possua um ou mais Charms que funciona da mesma forma que as Excelências, o Charm substitui a Excelência correspondente (por exemplo, a Primeira Excelência de Melee é Excellent Strike).

Existe uma versão diferente destes Charms para cada habilidade. Se um personagem possuir a Primeira Excelência de Armas de Fogo, não pode usá-la para ataques desarmados ou de Melee.

Artes Marciais e Ocultismo funcionam de maneira um pouco diferente das demais habilidades, e portanto não possuem Excelências.

A Primeira Excelência
Tipo: Suplemental
Custo: 1 mote/dado (1m/2 dados para Dragon-Blooded)
Habilidade Mínima: 1
Essência Mínima: 1
Descrição: A Primeira Excelência é a técnica mais básica aprendida pelos Exaltados, mas por si só já é capaz de fazer com que eles realizem façanhas muito além do maior dos mortais. Ativada em conjunto com um teste qualquer da habilidade relacionada, esta técnica permite que o personagem adicione dados extras à jogada, até um limite ditado pelo tipo de Exaltado de acordo com as regras pertinentes:

  • Solares/Abissais: Atributo + Habilidade
  • Lunares: Atributo
  • Dragon-Blooded: Habilidade + Especialidades
  • Siderais: Essência.

A Segunda Excelência
Tipo:
Suplemental
Custo: 2m/Sucesso
Habilidade Mínima: 2
Essência Mínima: 2
Descrição: A Segunda Excelência liberta parcialmente o usuário dos caprichos do destino, eliminando a possibilidade de falha de suas ações, mas também impedindo que ele alcance resultados tão espetaculares quanto os que seriam possíveis com a Primeira. O personagem pode adicionar um número de sucessos automáticos limitado pela sua Essência a um teste da habilidade relacionada.

A Terceira Excelência
Tipo:
Suplemental
Custo: 5 motes, 1 Força de Vontade (3m, 0WP para Dragon-Blooded).
Habilidade Mínima: 3
Essência Mínima: 3
Descrição: A Terceira Excelência permite a seu usuário apostar contra Destino, transformando falhas desastrosas em sucessos épicos (ou vice-versa!). Após jogar os dados para um teste e ler os resultados, o jogador pode ativar este Charm e fazer o teste pela segunda vez. A maneira como isso é feito, e as consequências, variam de acordo com o tipo de Exaltado:

  • Solares e Abissais jogam novamente apenas os dados que falharam, e adicionam quaisquer sucessos obtidos nessa jogada aos resultados do primeiro teste.
  • Siderais e Lunares jogam todos os dados novamente, e podem escolher quais dos dois resultados será levado em conta.
  • Dragon-Blooded jogam todos os dados novamente, e aceitam o resultado da segunda jogada não importa qual seja ele.

Este Charm não pode ser empregado duas vezes para o mesmo teste!